segunda-feira, 31 de maio de 2010

ENTREVISTA

A seguinte entrevista foi realizada com o Sr. Mauricio A Neves , 37 anos , formado em Engenharia Mecânica pela UFBA. Além de perguntas esclarecedoras relacionadas à engenharia de produção, a questão 7 trata justamente do tema deste blog.



1. Em que a Engenharia de Produção se diferencia das outras?

Caracteristicamente a Engenharia de Produção é focada na gestão de processos. Ao contrário das outras engenharias (Mecânica, Química, Elétrica, etc) que são mais técnicas, específicas, a engenharia de produção tende a ser mais generalista. O profissional formado em Engenharia de Produção deve ter uma visão sistêmica da organização, do negócio, capaz de identificar o início, meio e fim de cada processo que compõe a organização. É o que chamamos de visão "do todo".

2. De uma maneira geral, onde encontramos o profissional dessa área?

Praticamente em todas as organização o uso da engenharia de produção é factível, entre elas: rede de hotéis, restaurantes, supermercados, empresas de transportes de cargas e passageiros, indústrias, agropecuária, etc.

3. Por causa de suas características, o engenheiro de produção trabalha com várias outras ciências que não são típicas da Engenharia. Que áreas são essas?

Ciências relacionadas à Gestão de pessoas, liderança, marketing, vendas, holística, qualidade, segurança e meio ambiente, sustentabilidade social, etc.

4. Engenharia de Produção é um curso relativamente novo. O mercado já conseguiu absorver esse profissional?

Com certeza! Principalmente as indústrias.

5. Onde estão trabalhando, hoje, os engenheiros de produção?

A maioria em organizações industriais. Entretanto, existem empresas de prestações de serviços que já contemplam profissionais dessa formação em seus quadros de funcionários. Mas a área de serviços mostra grande potencial de contratações.

6. O engenheiro de produção não se confunde com o economista?

Diria que ele tem um pouco do economista. Atualmente o aspecto econômico e financeiro é, sem dúvida, agente balizador nos processos decisórios, seja qual for a formação do gestor. Entretanto, o Eng. de Produção busca também conciliar custos com qualidade, prazos de entrega e pessoas. Esses trade-offs são uma constante no dia a dia do engenheiro.

7. Qual deve ser o papel da engenharia de produção na responsabilidades social das empresas?

Engenharia competitiva e sustentável está diretamente relacionada à sustentabilidade social. A excelência dos processos está diretamente ligada à forma como os processos são desenvolvidos e como interagem com o ser humano. A preocupação com doenças ocupacionais, ergonomia, qualidade de vida vem sendo amplamente discutida pelas organizações. A Eng. de Produção deve assumir a posição de agente multiplicador dessas práticas e, ainda, como agente impulsionador nde novas políticas.

8.Levando em consideração que o curso de engenharia de produção é um curso novo , mais que vem crescendo nos últimos anos. Na sua opnião é preciso ser realizadas mudanças nos cursos para que se adaptem as novas exigências do mercado?

Sim. Acredito que a inclusão de disciplinas diversas relacionadas com gestão de pessoas é um item que precisa ser estudado pelas escolas. Hoje em dia o conhecimento técnico é muito importante. Maior ainda é a importância e a valorização de funcionários que têm habilidades de trabalho em equipe e coordenação de grupos. Estou falando de habilidades interativas

9.Qual deve ser o perfil do engenheiro de produção em uma economia globalizada?

Fluência em inglês e conhecimento de alguma outra língua.Habilidades estatísticas.Capacidade analíticas.Visão sistêmica.Foco em resultados.Postura e desenvoltura com grupos de trabalho.Trabalho em equipe.Conhecimentos gerais (maiores economias, influências políticas, culturas locais).


Fonte: http://engenharia.spaceblog.com.br/139960/Entrevista-com-Engenheiro-de-Producao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário